quinta-feira, 3 de julho de 2008

Atividade Central

Para todos que ainda não conseguiram visualizar a página do curso e para que possamos debater a realização da atividade. O texto reproduzido aqui encontra-se também na página do curso que está em http://200.156.70.12/sme/cursos/EAD/EA05/03_atvcentral.html.

Atividade central

E vamos, então, conhecer a proposta da equipe deste curso...

Nós propomos a cada um, criar um ser vivo EXTRATERRESTRE, real, que será confeccionado por cada um de vocês utilizando qualquer tipo de material que vocês considerem mais adequado como isopor, EVA, tesoura, cola, pilhas, papel alumínio etc..

Mas, se fosse só isso não precisava nem pensar muito, não é mesmo?

Este ser deve ser desenvolvido pensando na sua estrutura morfo-fisiológica. Como ele não será terreno, não precisa seguir os padrões dos organismos encontrados na Terra. Mas certamente precisa ter uma explicação lógica para o funcionamento de seu organismo e para a sua estrutura física.

Então, ao criar o ser, você já estará pensando em como DESCREVER a sua estrutura e o funcionamento de seu organismo.

Claro que este texto deve conter também o tipo de reprodução, locomoção, e tudo mais relacionado ao ser.

Quando eu digo tudo mais relacionado ao ser, quero lembrar a todos que cada um imaginará o ser e sua estrutura de acordo com as características do PLANETA onde ele vive! Portanto, não esqueça de acrescentar as características ambientais do planeta de origem deste ser... e de tudo que o rodeia.

O mais importante agora é lembrar que o ser deverá ser REAL. Ou seja, imagine, crie, desenvolva, elabore, construa o seu ser! E depois, mande uma foto digital dele para o e-mail do grupo (cursointerdisciplinaridade@yahoogrupos.com.br), JUNTO com o texto justificando o formato do corpo dele, explicando quais e como são as funções vitais deste estranho ser de outro planeta e como é o tal planeta!

Dúvidas?!?!? Escreva aqui no link "comentários".
Mão na massa!!!

Se desejar fazer uma busca no Google, mas tiver alguma dúvida sobre a melhor maneira de realizá-la, veja as dicas a seguir:

Para utilizar o Google vá para www.google.com.br. Algumas dicas poderão facilitar sua pesquisa.

  1. Ao iniciar a pesquisa escolha um termo ou expressão. Por exemplo, “açúcar” ou “história do açúcar” ou “gasto energético”. Repare que as expressões estão entre aspas. Sempre que desejar encontrar uma expressão completa, coloque-a entre aspas e o site de busca irá procurar sites e páginas com aquela expressão exata.
  2. Se deseja encontrar as palavras ou expressões soltas no texto do site coloque aspas para separar as palavras. Por exemplo, “cultura”+”religião” ou “energia”+”utilização da glicose”.
  3. Você poderá restringir a sua busca a sites em português, mas sempre há a possibilidade de perder informações novas e interessantes. Portanto, se você acha possível ler em inglês ou espanhol, opte pela busca na web.
  4. Após realizar a busca, o Google oferecerá centenas, muitas vezes milhares, de endereços com as expressões que você estiver procurando. Neste momento, muito cuidado! É preciso lembrar que qualquer pessoa – estudante, professor, curioso ou palpiteiro – pode publicar um texto na Internet.
  5. Esta é uma dica muito importante. Procure entrar somente em endereços confiáveis. São endereços chamados de confiáveis ou fidedignos, aqueles cujo conteúdo está sob a responsabilidade de alguma instituição, no nosso caso, de pesquisa (como p.ex. FIOCruz) ou universitária. Ou artigos publicados em revistas científicas on line que exigem a verificação dos textos através de consultores especializados nas áreas específicas, como as revistas da Rede Scielo (Scientific Electronic Library Online) - http://www.scielo.org/php/index.php, ou seja, pode confiar em endereços onde apareça “scielo”.
  6. Textos completos com bibliografia (que poderá ser verificada) também podem ser utilizados, com os devidos cuidados e com visão crítica!